Convocatória de Propostas de Comunicação 2º Encontro da Rede de Estudos Sociais da Ciência e a Tecnologia do Estado Espanhol (eSCTS)

“Entre o desencanto e a esperança”. Convocatória de Propostas de Comunicação 2º Encontro da Rede de Estudos Sociais da Ciência e a Tecnologia do Estado Espanhol (eSCTS). Data do encontro: 23-25 de Maio de 2012. Lugar: Gijón (Astúrias, Espanha). Para o segundo encontro da rede propomos uma reflexão colectiva sob o lema ‘Entre o desencanto e a esperança’. Quando Hesíodo relata o mito de Pandora descreve como, ao abrir a vasilha que continha todos os males, permitiu que se dispersassem pelo mundo. Só ficou um dentro: a esperança. Uma segunda versão do mito, afirma que na vasilha que Pandora portava não continha em realidade males, senão bens e, ao a abrir, todos eles, à excepção da esperança, regressaram com os deuses. Deste modo, na mitología grega, a esperança apresenta-se como um conceito ambivalente, pode ser descrita como um bem ou como um mal, como uma consoladora chamada à acção ou como uma vaza para o imovilismo e a inércia.

Depois de mais de dez anos de retórica e a-criticamente inclinados para a tríada ciência-inovação-crescimento económico, nos que a ciência só aparecia no seu papel de motor de inovação e desenvolvimento, a crise económica e social dos últimos anos tem servido como terreno fértil para o aparecimento de tristes diagnósticos sobre o futuro. A academia, dentro e fora do estado Espanhol, sofre igualmente os efeitos de um modelo económico e político baseado em recortes, que têm importantes efeitos sobre a organização e as práticas epistémicas. Neste contexto geral, o segundo encontro da Rede esCTS pretende reflexionar sobre o papel que podem, e devem, desempenhar os académicos frente ao desencanto e a desesperanza; sobre a responsabilidade ante os modos de articulação entre o presente e os futuros possíveis.
Queremos lançar o debate a respeito da necessidade de não limitar-nos a elaborar diagnósticos, de sair da retórica de uma esperança passiva e habilitar as condições que permitam imaginar futuros diferentes. Propostas como a “open science”, os modos de produção científicos impuros, ou os modos de activismo desde a ciência são exemplos de vias alternativas para gerar espaços de esperança na intersecção entre a academia e a sociedade. Neste segundo encontro da Rede esCTS convidamos, a reflexionar sobre a responsabilidade que temos ante a elaboração das imagens do futuro, a examinar as nossas disciplinas, as relações entre a academia e a sociedade e explorar as fontes nas quais podemos obter inspiração para articular dita responsabilidade.

Envio de propostas

Convidamos a que enviem as suas propostas de participação os investigadores / pesquisadores (doctorandos/as, jovens doutores/professores) da área dos estudos sociais da ciência e a tecnologia, em qualquer das múltiplas disciplinas em que estes se localizem: história, sociologia, história da ciência, filosofia da ciência, medicina, engenharia, antropologia, psicologia, estudos ambientais, direito, género, etc.

Idiomas: aceitam-se propostas em todos os idiomas oficiais do Estado Espanhol, em Inglês e em Português.

Normas de envio
Prazo de recepção das propostas: 15 de Fevereiro de 2012.
Extensão máxima: 200 palavras.

Incluam dados de contacto: nome e apelidos, e-mail, centro ou universidade à que pertence. Sugestões para os doctorandos: quando enviem as suas propostas, pedimos que indiquem também a etapa do doctoramento em que se encontram e uma breve relação daqueles temas que gostariam de trabalhar no workshop de jovens doutores que se vai organizar neste encontro: problemas concretos relacionados com a tese, a sua estrutura, aspectos metodológicos, preparação de artigos para publicação, participação em congressos internacionais, etc.

A proposta deve ser enviada a: es.cts.es@gmail.com
Data de aceitação da comunicação: 15 de Fevereiro de 2012
Esperamos a vossa participação!

Rede de Estudos Sociais da Ciência e a Tecnologia do Estado Espanhol (eSCTS)
A eSCTS é uma rede de profissionais sem ânimo de lucro, cujo objectivo é pôr em contacto e propiciar a comunicação de todas e todos aqueles que trabalhamos na área dos estudos sociais da ciência e a tecnologia (CTS). A nossa intenção é consolidar os estudos de CTS no Estado Espanhol e habilitar um espaço de participação, comunicação e reflexão para os investigadores já estabelecidos e para aqueles mais jovens que começam as suas carreiras (doctores e recém licenciados), um espaço de discussão e encontro que dê conta da diversidade académica, cultural e política do Estado Espanhol.
https://redescts.wordpress.com/category/rede-escts/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s