Chamada para comunicações – Valencia 2018

Valencia 30 maio a 1 de junho 2018 – Instituto Lopez Piñero – Valencia

Zonas de intercâmbio entre estudos sociais e históricos sobre ciência, medicina e
tecnologia.

O objetivo do encontro é explorar as zonas de encontro e promover intercâmbios criativos entre pesquisas procedentes da história da ciência, tecnologia e medicina (HSTM) e os realizados a partir da perspectiva de Estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na Península Ibérica. A interação entre ambas as áreas tem sido muito intensa durante as duas últimas décadas do século XX, com abundantes intercambios teóricos, colaborações e cruzamentos de fronteiras disciplinas (ver Isis, 2010, Critical Inquiry, 2009). Mais além do debate anglo-saxão sobre STS e HSTM, o diálogo entre estas comunidades e disciplinas na Espanha e em Portugal tem sido mínimo e este encontro almeja ser uma oportunidade para prestar atenção às nossas próprias idiossincrasias.

O tema escolhido para este encontro, “Ciência, política, ativismo e cidadania” representa uma área muito ampla que tem sido objeto de interesse tanto da HSTM quanto da CTS. Os estudos sobre as interações entre sistemas políticos e conhecimento científico são um tema presente na primeira sociologia da ciência da década de 1930, como por exemplo, no trabalho de Robert K. Merton, uma das referências clássicas tanto no campo CTS quanto no HSTM. Nas últimas décadas, novas perspectivas introduziram termos co-produção ou ciência regulatória; para sinalizar fronteiras imprecisas e em mudança. Também foi demonstrado que a ciência pode se desenvolver em diversos regimes políticos. O papel dos especialistas também tem sido outro tema de trabalhos comuns. Chegou a ser considerado como a “terceira” de estudos científicos por Collins e Evans (2003), que introduziram novas tipologias e inspiraram estudos posteriores.

Estreitamente relacionado com este tema é a relação entre saber expert e deliberação pública. O estudo de conflitos e controvérsias na esfera pública tem sido uma fonte de numerosos estudos. Na sequência do giro participativo os estudos de história e sociologia da ciência prestaram muita atenção a os fóruns híbridos. Também foi analisado o papel dos leigos na construção de epistemologias cívicas, saberes populares e questionamentos organizados de saberes especializados.

O encontro pretende ser uma oportunidade para que pesquisadores da HTSM e CTS explorem a possibilidade de combinar perspectivas teóricas e temporalidades em torno de temas de interesse comum relacionados à Ciência, política, ativismo e cidadania. Entre os temas que foram tratados em conjunto, encontram temas-se tão importantes como a coprodução da ciência e da lei, as práticas de agnotologia, a gestão do risco médico e ambiental, as relações entre capitalismo e tecnociência, bio-objetos, medicina, práticas e órgãos médicos; e os estudos subalternos e pós-coloniais.

Os organizadores da reunião pretendem discutir como se estabelece em ambas áreas a produção de relatos para intervir em problemas e situações atuais do nosso entorno imediato (ver, por exemplo, na HSTM a discussão do History Manifesto de Guldi e Armitage em Isis, 2016; ou debates recentes sobre ‘post-truth’ en SSS). Temos algo interessante a dizer sobre o conflito político na Catalunha e em Espanha, sobre a situação da seca em Portugal, sobre os efeitos da crise econômica ou sobre o boom turístico em nossas cidades? É possível uma combinação de estudos históricos com estudos atuais sobre um tema tecnocientífico com um propósito comum de intervir politicamente em futuros ético-políticos?

Finalmente, o encontro deseja promover a reflexividade para analisar as consequências da nova cultura acadêmica neoliberal nos estudos HSTM e CTS. Será refletido sobre a evolução das carreiras de pesquisa em ambas as áreas, incluindo a gestão de múltiplas identidades colocadas pela academia, a indústria e pelo ativismo.

Participe

O encontro destina-se a qualquer pessoa interessada em pesquisar tanto na área da história da ciência como nos estudos sociais da ciência e da tecnologia, em qualquer das múltiplas disciplinas que as atravessam (história, sociologia, história da ciência, filosofia da ciência, medicina, feminismos, engenharia, antropologia, psicologia, estudos ambientais, direito, gênero, etc.), independentemente da posição acadêmica ou do grau de formação.

Como

De hoje até 25 de fevereiro, envie-nos sua proposta de comunicação (250-300 palavras), ou relacionada aos formatos e painéis que você pode encontrar abaixo, ou como comunicação independente.

Envie-nos a sua proposta e a avaliaremos em nosso care-review. Para envio de propostas ou consultas, você pode escrever para: es.cts.es@gmail.com

Prazo para o envio de comunicações: 25 de fevereiro de 2018

Data de aceitação das comunicações: 25 de março de 2018

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s